Existem diversos  procedimentos estéticos  indicados para tratar, melhorar e clarear a  pele, mas destaco um dos recursos mais utilizados e mais desejados no mundo da estética, A Luz Intensa Pulsada.( LIP), que tem uma ampla aplicabilidade em tratamentos e eficácia nos seus resultados.

A Luz Intensa Pulsada é uma tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas e não colimadas ( em varias direções), de diversos comprimentos de onda que geram calor local através desses disparos.             No tecido existem fotorreceptores que são os cromóforos que convertem a energia luminosa em calor, coagulando o tecido e ativando as reações químicas do organismo. Esse calor  atinge diferentes alvos: a melanina – que, em excesso, causa sardas e manchas -, os vasos sanguíneos – no caso, os microvasos da face e colo principalmente – e o colágeno – para tratamento da flacidez e rugas.

São muitas as vantagens e  aplicações da Luz Intensa Pulsada

Fotodepilação – ou depilação definitiva progressiva. Seu objetivo é promover a eliminação duradoura dos pelos do corpo. O cromóforo alvo (célula que absorve a luz)  nesse caso é a melanina presente no pelo. Essa luz percorre a haste do pelo e chega ao bulbo, gerando um grande aumento da temperatura e consequente diminuição e destruição do pelo.

Rejuvenescimento – além de diminuir e atenuar  as rugas e marcas de expressão, suaviza a aparência da pele. A sua ação estimula a produção de colágeno e elastina. este tratamento promove o aumento da quantidade das fibras de colágeno e melhor organização das fibras de elastina que dão firmeza sustentação à pele,

Rosácea- a luz e a energia emitidas pelo aparelho promovem uma melhor reorganização das células e distribuição dos pequenos vasos de sangue.O cromóforo alvo é a hemoglobina. O objetivo é aumentar a temperatura nos micro vasos e promover a coagulação dos mesmos.

Manchas- A luz Intensa Pulsada age somente nas manchas, onde o cromóforo alvo é a melanina presente na mancha de pele. Apresenta resultados satisfatórios para hipercromias porque atua na melanina, nos vasos sanguíneos e no colagens ajudando a recuperar a cor uniforme da pele.Alem disso durante o tratamento das manchas a pele também recebe estímulos para a formação de colágeno proporcionando uma pele mais jovem ,viçosa e bonita

Acne- O feixe de luz destrói as bactérias causadoras da inflamação, acelerando o processo de cicatrização. Os cromóforos alvo são a porfirinas presentes na bactéria P, acnes e os vasos que irrigam o folículo piloso.

Estrias-A Luz Intensa Pulsada também é um bom tratamento para estrias recentes e avermelhadas porque estimula os fibroblastos a produzir fibras colágenas e a reorganizá-las . Como resultado observamos uma redução da quantidade de estrias e também diminuição de sua largura e comprimento.

Olheiras-A Luz Intensa Pulsada também apresenta ótimos resultados na eliminação das olheiras causadas por congestão vascular,

O tratamento com Luz Intensa Pulsada deve ser realizado por um  profissional devidamente capacitado  porque além da necessidade de uma boa avaliação e indicação correta do seu uso, existem muitos detalhes que , se não avaliados, podem comprometer os resultados do tratamento.